domingo, 28 de dezembro de 2008

Passeando em Florença

Ontem a noite fomos num jantar na casa da mãe do Edoardo (sim, com "o" como tudo que é italiano). Ela, uma senhora muito querida e que pelo jeito vive oferecendo jantares e que tem até um caderno grande, todo bonito, onde os convidados deixam mensagens na saída (e conhece gente esta senhora!). A sala é cheia de obras de arte e as paredes cobertas por pinturas de muito bom gosto.

Eu não via o Edoardo e a Cinzia (pronuncia-se Cíntia), esposa dele, há um tempão. Foi o maior prazer revê-los e de lambuja ainda conhecer a Dona Rosita, mãe do Edoardo, uma figura e tanto. Ela nos preparou um jantar dos deuses, repleto de especialidades italianas. Ah! Milagre: nada com massa!!! Foi uma noite extremamente agradável e eu com certeza quero retornar!

**********************************

Eu e o Max passamos a tarde passeando no centro de Florença. Que cidade mais gracinha, mais gostosinha e cheia de arte para todos os lados! Nunca me canso daqui.
Faz um baita frio então fomos obrigados a entrar em quase todos os cafés charmosos que encontramos no caminho para tomar um chocolate quente e esquentar um pouco o corpo... Mais para o final da tarde trocamos o chocolate quente por um vinho tinto. Vidão, hein!












*************************************
Amanhã, ou melhor, pelo horário hoje mesmo, estamos indo para Roma. Nosso presente de Natal. Estou super contente, sempre quis ir visitar Roma e nem é tão longe, são só uns 220 km. Então, finalmente lá vamos nós! Vamos de trem e ficaremos por uns 3 dias. Depois retornamos a Florença para o Ano Novo.
Não sei se vou conseguir postar de Roma mas o farei assim que retornar.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Nosso Natal


Nossa véspera de Natal foi legalzinha. Como sempre acontece aqui, o Papai Noel largou o saco dos presentes na porta, tocou a campainha e se mandou para fazer o resto das entregas. O Rafa abriu a porta e lá estava aquela montanha de pacotes esperando por ele. A alegria e empolgação não podem ser mais contagiantes. E praticamente todos os presentes eram para ele. Como é bom ser criança nessas horas!


No dia seguinte fomos na casa de uma tia para o almoço de Natal. A casa fica quase fora de Florença e na beira do rio Arno, é como ir para fora, para a campanha.




Lá nos sentamos numa mesa comprida e com a lareira acesa bem pertinho. Em seguida começa a comilança: entrada, primeiro prato, segundo prato e por aí a fora. Quando parece que chegou ao fim lá vem outro prato. Os italianos não preparam peru de Natal e sim comida italiana mesmo. Começamos com crostini, fatias de presunto casalingo toscano e salame. Depois lasanha. Seguida de um espetinho de cortes de porco com pãozinho. Depois roastbeef. Finalmente uma salada (eles comem a salada por último) e a sobremesa. Esse ano não teve tiramissu, foi Zuppa Inglesa. Não pergunte.


Nessa casa mora um cão chamado Titus. É a coisa mais fofa e mais feia do mundo:




Depois de tanta comilança caminhamos com Titus pela beira do rio. Sestiei durante a tarde sentindo-me a própria jibóia depois de ter engolido um elefante. Caos. No dia seguinte fui correr. Parti sem grandes aspirações mas estava me sentindo tão bem que acabei correndo 15 km. Te mete!!! Fui até Ponte Vecchio e voltei.

Ontem a noite fomos jantar na casa da mãe do Edoardo. Mas conto depois, agora vou saracotear no centro de Florença.
*******************************
Rapidinha: já sei o que vou dar de presente de Natal para a Rachel. Me veio essa inspiração e que pena que não tinha pensado nisso antes, era tão óbvio! (Morre de curiosidade, vai!)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ontem a noite estávamos no vôo para Florença. Rafa sentado na janelinha, é claro. Daqui há pouco larga:

-As pessoas que viajam num avião na véspera de Natal são muito sortudas!

- Ah é?! Por que?

-Porque elas irão ver o Papai Noel voando no trenó com as renas, carregando os presentes!

Em plena segunda-feira e é claro que eu juntei os malucos mais chegados para um jantarzinho pré- Natal. A desculpa foi que no dia seguinte estaríamos embarcando para Florença e que eu estava com desejo de beber quentão. Comprei umas várias garrafas de mulled wine (quentão versão inglesa), muito prático já que vem pronto e é só esquentar. No que a Rachel descobriu do que se tratava, despejou a garrafa de vodka lá dentro da panela do meu quentão uma vez que não encontrou cachaça na casa. Sorte a dela que ficou super bom!


Vieram também o Marcos Paulo (de passagem, embarca para o Brasil amanhã), o Richard (amigo do Marcos Paulo) e o Daniele. Eles ajudaram a beber o quentão.


Ganhei meu primeiro presente de Natal da minha amiga Rachel. Sempre quis ter um. Só que confesso que estou com receio do negócio, ainda não sei se vou saber usar aquilo. Foi o presente mais original que já ganhei nos últimos tempos. Essa guria é uma figuuuuura!!! Love you, babe!


sábado, 20 de dezembro de 2008

Christmas Carols


Há uns dias atrás um amigo corredor mandou um email convidando todo o grupo para ir na casa dele cantar Christmas Carols regados a mulled wine e petiscos. Os requisitos para participar seriam vontade de cantar (leia-se vontade mesmo, não voz boa para isso) e levar uma garrafa de vinho tinto porcaria para preparar o quentão.

Tive que ir.

Ontem à noite, então, nos reunimos ao redor do piano e com muito mais vontade e entusiasmo do que talento vocal cantamos músicas natalinas por quase 3 horas! Com muito quentão, é claro. De todas as canções só reconheci Jingle Bells e Noite Feliz, o resto foi minha primeira vez mesmo. Rimos muito das nossas performances musicais e nesse clima descontraído e festivo confesso que me emocionei. Tem algo de doce e comovente num bando de adultos empolgadamente cantando músicas natalinas que falam do menino Jesus, Deus, amor e paz na Terra.

Adorei.


quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Jantar de fim-de-ano

Ontem foi a festa de Natal do clube de corrida...

Continua muito frio, daqueles de congelar o nariz. Mesmo assim, às 7 horas estávamos prontos para o nosso Christmas Paarlauf: uma corridinha de revezamento em duplas formadas pelo corredor mais veloz e o mais lento e assim sucessivamente. No frio e na noite sim porque aqui já está escuro desde às 4:30 da tarde!

Então, depois de correr alucinadamente retornamos ao clube para um banho quente e para vestirmos nossos panos festivos. A mulherada, como sempre, se esmerou nos vestidinhos e na maquiagem e alguns dos homens estavam charmosíssimos em tuxedos enquanto outros contentaram-se com jeans e uma camisa mais arrumadinha. Ao menos fizeram um esforço para não aparecer de tênis e camiseta.

O jantar foi preparado pela senhora que trabalha na cozinha do pub: peru, cenourinha, ervilhas e couve de bruxelas, tudo quase desmanchando de tão cozido demais. Batatas ao forno e mais umas gororobinhas que nem sei os nomes. A sobremesa foi um pudim de Natal horroroso com molho de creme. Ainda bem que tinha vinho e que era bem bom. Eu amo meu clube de corrida e por isso não me importei nadinha que a comida tivesse sido tão cretina. Rimos muito, brincamos muito e isso é o que importa.

Durante o jantar, um cara que eu não conheço (somos quase 70, não conheço todos) e que estava sentado na mesma mesa que eu veio com essa:

-O que se come no Brasil durante o Natal?

-Mais ou menos a mesma coisa. Na nossa ceia de Natal tem sempre peru com acompanhamentos.

-Ah! Peru também? Achei que fosse ser algo mais exótico, tipo "roasted cuckatoo" (arara assada).

- Não, é peru mesmo. As araras nós usamos como decoração na árvore de Natal ao invés das bolas...

Não resisti.


domingo, 14 de dezembro de 2008

Árvore de Natal

Comprei a árvore de Natal deste ano. Rafael e Eddie (lembra? O amiguinho do Rafa que se muda aqui para casa nos fins-de-semana?) azucrinaram tanto para enfeitá-la que acabei cedendo. Larguei a árvore e a caixa dos enfeites nas mãos deles, no meio da sala e fui dar atenção para os amigos que vieram visitar. Até que os guris fizeram um belo trabalho, ficou bonitinha a árvore.

Pronto, decoração Natalina está feita. Agora só faltam os cartões de Natal, os presentes, etc e etc.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Vencendo o frio e o cansaço, "The End of Mr Y" e lá vem o Natal

Ontem o Rafa teve aula de tênis. Curiosidade: ele faz tênis no mesmo lugar onde fica meu clube de corrida e a padroeira do clube de tênis é a Maria Esther Bueno. Aproveitei para levar a cachorra para passear pois lá tem um baita gramado onde ela, a cachorra, pode correr bastante e, como nesta época do ano já é noite cerrada as 4:30 da tarde, o lugar é perfeito para eu não perder o bicho.

Enquanto caminhava naquela escuridão, um frio de congelar os ossos e a cachorra correndo desvairadamente para todos os lados, lembrei que deveria retornar mais tarde porque era Running Club night. Considerei seriamente não aparecer, motivos não faltavam:

1- poderia fingir que esqueci,

2-usar a desculpa de que continuo muito cansada da maratona (o que não deixa de ser verdade...),

3-pode ser que não tenha com quem deixar o Rafa,

4- tá muito frio,

5- preciso dar banho na cachorra,

6-preciso escrever cartões de Natal,

7-afazeres domésticos sem fim me aguardam,

8-quero ler meu livro,

9- quero ir para a cama cedo,

10-etc.

Mas não adiantou, tive que ir. Esta seria a última corrida competitiva do clube este ano (temos uma por mês, só entre nós membros do clube) e eu, muito metida como sempre, tive que marcar presença.

Eu sou fera, mesmo! Um frio de congelar os ossos e eu fui correr! Missão cumprida e direto para um ansiado e merecido chuveiro quente. Meu clube de corrida é muito legal porque depois das nossas corridas, socializamos no bar... um suco de laranja e meia pint depois, voltei para casa e fui dormir satisfeita.


******


Terminei de ler "The End of Mr Y", de Scarlett Thomas. Adorei o livro, daqueles que nos deixa triste porque terminou, de tão bom. A personagem principal, a tal estudante de PhD que encontra um livro raríssimo de um cientista da era Vitoriana, depara-se com instruções detalhadas de como, er..., surfar na mente dos outros. Hello? Desistiu de acreditar que o livro é ótimo? Eu sei, soa muito fantasioso e tal, mas juro que é bom. É super recheado com diálogos sobre a teoria da relatividade, partículas sub-atômicas, experimento mental, Derrida, consciência coletiva, evolução das espécies e criação. Tudo muito bem tramado numa história interessante, daquelas que não se consegue parar de ler. Eu realmente adorei. Agora estou tentando escolher um dos livros da pequena pilha (ha!) que tenho ao lado da cama. O problema é que "The End of Mr Y" está ainda muito fresquinho na minha cabeça, eu ainda estou envolvida demais com a história. Está bom estar nesse mundo, tenho vontade de permanecer neste estado, na companhia das sensações, sentimentos e pensamentos que o livro despertou em mim, por mais tempo.


******


Hoje, finalmente fui até o sótão buscar os enfeites de Natal. Mas já estava muito tarde para sair espalhando-os pela casa, então continuam nas suas caixas, só que mais à mão. Amanhã enfeitaremos a árvore de Natal quando o Rafa voltar da escola. Claro que primeiro vou ter que comprar uma árvore de Natal porque a que temos no pátio está um pouco prejudicada, durou 3 Natais a pobre coitada, agora está ressequida e um tanto acabada. Mais uma missão para as tantas que eu tenho amanhã!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Aquecendo a alma

Com um misto de esperança e receio aquele menininho adorado me pergunta "Mas tu não precisas ir trabalhar hoje? Tu podes assistir a minha peça na escola?" Quando, Internet, quando foi que eu faltei a algum evento ou alguma data importante, quando foi que eu não estive ali assistindo, testemunhando, sofrendo e aplaudindo junto? Eu tive que PROMETER MAIS DE UMA VEZ que estaria lá, que na verdade o levaria para a escola e não iria a nenhum outro lugar, que iria direto sentar na minha cadeirinha na platéia... e foi o que fiz.

Estava lá eu, sentadinha, aguardando com os outros pais e mães a entrada dos nossos motivos de alegria que iriam encenar uma peça de teatro baseada num livro que estiveram lendo e estudando em aula. Entraram todos em fila, tomaram seus lugares e em seguida vejo aquele par de olhos castanhos que irradiam luz vasculhando a platéia. Eles me vêem e sou presenteada com aquele sorriso lindo que me aquece o coração, a alma, que instantaneamente põe um sorriso no meu rosto.

A peça inicia, flui, cada criança trazendo a sua marca, a sua desenvoltura, sua timidez ou extroversão, a sua individualidade, algo só seu que contribui e é necessária para o sucesso do grupo. Todos ali são estrelas. Todos brilham. O grupo vence e é aplaudido com carinho e orgulho. Pais e filhos cumprimentam-se, filhos seguem para mais um dia de aula, pais e mães seguem para seus compromissos.

Eu deixo a escola e sigo com meu sorriso estampado no rosto, meu coração mais feliz e transbordando de orgulho numa linda manhã de sol.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Sossego

Um belo fim-de-semana de céu azul, luz do sol e bem... frio! Como quase todos os domingos, fomos assistir e "corujar" nosso filhinho craque numa partida de futebol. Os pais das outras crianças também estavam lá, naturalmente. Todos com o coração na mão, gritando incentivos, aplaudindo e sofrendo juntos. É duro ser pai e mãe!

Depois da partida almoçamos juntos. Pizza, a preferência do craque. Com direito a bolo de chocolate de sobremesa, uma delícia! O programa da tarde? Escrever uma carta para o Papai Noel porque já está mais do que na hora de enviá-la.

O Natal já está chegando, falta pouco. Todos os anos prometo a mim mesma que vou me organizar melhor, escrever e enviar os cartões de Natal em tempo, arrumar os enfeites e presentes com boa antecedência, mas... nada! Cadê o tempo? Sempre uma correria, sempre tantas coisas pela frente... Quem sabe esse ano...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vídeos da maratona



Para os curiosos e interessados, clicar no link abaixo. Vai aparecer um vídeo da maratona. Clicar onde diz "skip" (abaixo, a direita do vídeo). Vai parecer um menu à direita. Clicar "arrivo (mezzo)" para ver eu me arrastando na linha de chegada. Escolher qualquer um dos vídeos listados neste menu para acompanhar o sofrimento em diferentes estágios da maratona.

http://www.runnersworld.it/edisport/runners/notizie.nsf/HPRunnerstv?openform&e=FL08M&l=IT&n=BARTELLE+ALESSANDRA&r=F1092&ct_s1=09:27:08&nt_s1=&ct_s2=09:56:52&nt_s2=00:35:34&ct_s3=10:25:37&nt_s3=01:04:19&ct_s4=10:56:28&nt_s4=01:35:10&ct_s5=11:34:33&nt_s5=02:13:15&ct_s6=12:01:35&nt_s6=02:40:17&ct_s7=12:37:58&nt_s7=03:16:40&ct_s8=13:15:47&nt_s8=03:54:29&ct_s9=13:54:35&nt_s9=04:33:17&ct_f=14:12:06&nt_f

Divirtam-se!!!