terça-feira, 23 de agosto de 2011

Livro: The Help

Autora: Kathryn Stockett

O primeiro encontro do clube de leitura foi tão bom que terminou depois das onze horas da noite. Discutimos livros, preferências e anedotas do dia a dia. O livro que vamos ler para o próximo encontro é o “The Help” da escritora americana Kathryn Stockett (em português trocaram o tìtulo para “A Resposta”. Não entendi). Na verdade, terminei de lê-lo hoje. Gostei muito. Algumas partes me emocionaram muito, principalmente perto do final, cheguei a conter lágrimas de alívio e felicidade pelo destino de algumas personagens. Ou eu estou perto dos meus dias ou o livro é bom mesmo. Achei as personagens convincentes, reais. O livro me prendeu do começo ao fim, muito bem escrito. Que discussões vai levantar no próximo encontro? Estou curiosa. Meu grupo é formado por mulheres jovens inglesas e de diferente países europeus. Vai ser interessante, eu imagino.

Quanto ao livro (e arrumando o que eu tinha escrito na [ultima postagem), a história acontece no início dos anos 60, época do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e é narrada na voz de três mulheres da cidade de Jackson, no Mississipi, Aibellen, Minny e Skeeter. Aibeleen e Minny são duas empregadas domésticas negras que tentam trabalhar o máximo de horas possíveis para as famílias brancas aguentando a falta de respeito e a crueldade de uma sociedade racista. Já Skeeter é uma jovem branca de uma das famílias importantes da comunidade local, aspirante a escritora e a única que parece sentir que há algo de muito errado na sociedade. Incomodada com o desaparecimento misterioso da empregada negra que a criou e inspirada pela forte relação que mantinha com ela, Skeeter decide escrever um livro de entrevistas contando como é a vida das empregadas domésticas negras de sua cidade. Só que numa época de segregação racial e castigos cruéis por motivos simplórios, sair falando da patroa não só é muito perigoso como também ilegal, fazendo com que o projeto se torne quase impossível de ser realizado.

“The Help” é cheio de ironias, personagens e relacionamentos fortes e convincentes. Faz rir e horroriza na dose certa. Gostoso de ler. Li em menos de uma semana.

Ah! Sei que saiu o filme há pouco. Não li as críticas mas eu DUVIDO que faça jus ao livro. Aposto que é fraquinho porque o diretor vai enfatizar apenas o eixo da história (americano adora um draminha sobre “maus” x “bons” cheio de estereótipos) e não vai capturar as nuances e riqueza nos relacionamentos e personalidade das personagens. São tantos livros bons que são estragados quando colocados nas telas, perdendo toda a sutileza, complexidade e força da narrativa. Esse vai ser mais um.

2 comentários:

Lara BAroni disse...

Também amei o livor!

ana disse...

Adorei sua opinião,vi o filme e gostei muito,vou comprar o livro.