quarta-feira, 15 de maio de 2013

As pessoas dizem cada uma!


Porque eu sigo Neil Gaiman no Twitter e no Goodreads fiquei sabendo da existência da Jen Campbell, escritora britânica que trabalha numa livraria em Highgate,  norte de Londres.  Eu adoro ler o blogue dela www.jen-campbell.blogspot.co.uk que começou como uma maneira de relatar seu dia-a-dia nada pacato na livraria.

Jen trabalha aqui.

 Jen já publicou várias poesias, contos curtos e acabou de lançar o segundo livro “More Weird Things Customers Say in Book Shops” (Mais Coisas estranhas que os clientes dizem em livrarias).


Numa das vezes em que eu passeava pelo blogue dela, fiquei sabendo que ela viria para esses lados do rio Tâmisa autografar e falar sobre o livro novo. Ela estava vindo bem aqui pertinho, na The Village Book Shop, em Dulwich. Que sorte a minha! Poder ir bater papo com uma escritora que eu gosto numa livraria independente e toda charmosinha num bairro ainda mais charmoso! Eu iria perder essa??? Claro que não!
Pois na quinta-feira passada a tardinha, lé estava eu com meu livro debaixo do braço, sentada na primeira fila. 

Essa é a The Village Books, em Dulwich.



O encontro foi super informal e aconchegante. Jen é uma fofa. Ela começou contando como veio para Londres depois de se formar em literatura inglesa, do seu trabalho como escritora e do trabalho meio turno na livraria. Assim como eu, Jen tem uma adoração enorme por livros e sente-se super feliz mergulhada neles ao redor deles.

A autora, Jen Campbell, com o primeiro livro "Coisas Estranhas que os Clientes Dizem em Livrarias"

Ela contou que quando começou a trabalhar na livraria, ouvia coisas muito engraçadas e também bizarras de alguns clientes e chegava a se questionar “será que aconteceu mesmo? Será que eu entendi bem? Não pode ser!”. Para manter a sanidade, começou a relatar os episódios no blogue, o que foi ótimo pois muitas outras pessoas que também trabalhavam em livrarias e bibliotecas, identificando-se com seus relatos,  partilharam suas próprias experiências estranhas. Ufa, não era só com ela!

Abaixo, uns trechinhos do livro (tradução minha). Jen jura que é tudo verdade, pessoas reais disseram essas coisas:

Cliente: Você pode me recomendar um livro de magia para ressucitar bichos de estimação?
Atendente: ...
Cliente: Apenas animais, entende – pessoas não! Eu não quero que o meu marido ressucite.

Cliente: Onde posso encontrar um livro sobre William Shakespeare?
Atendente: Provavelmente na sessão de biografias. Eu dou uma olhada pra você.
Cliente: Mas não seria em ficcão? Quero dizer, não é que ele tivesse sido uma pessoa real, não é?

Cliente: Você tem algum livro em como fundar países? Eu quero saber se é possivel declarar meu jardim nos fundos de casa como uma nação separada.

Cliente: Estou procurando aquele livro... Romeu e Julieta. É sobre uma briga entre os DiCaprios e outra gangue. Coisas de gangues de rua.
Amigo do cliente: É. É a história verdadeira do Leonardo DiCaprio.

Cliente: Hoje a noite, no nosso grupo religioso, faremos uma fogueira para queimar livros. Quero todos os seus livros sobre bruxaria.
Atendente: ...
Cliente: Ah! E como não vamos ler os livros, então espero que você me dê um desconto. Estamos fazendo um favor ao mundo queimando esses livros, entende?

Cliente: Eu não gosto de biografias. A personagem principal sempre morre no fim. Tão previsível!

Cliente: Onde estão os seus livros sobre guerra?
Atendente: Na sessão de história. Nossa sessão de história é dividida entre história Britânica, Européia, Americana e história do Mundo. Livros sobre qual guerra você está procurando?
Cliente: Eu queria um livro sobre a história da guerra entre os vampiros e lobisomens.
Atendente: ...
Cliente: Onde eu posso encontrar tais livros?

Cliente: Você tem algum livro de Natal sobre aquele bebê famoso?

Tem uma montanha de situações assim. É super engraçado. E muito triste ao mesmo tempo porque enquanto Jen e o pessoal no encontro eram super politicamente corretos (como todo inglês), tudo o que eu pensava era “mas que gente mais ignorante!” Como tem gente pá da cabeça. Tragicômico.

Mas nem tudo é bizarrice e Jen também narra situações legais sendo as mais fofas com crianças. Criança diz cada uma! Aqui vai uma das minhas preferidas:

Criança: Mamãe, quem foi o Hitler?
Mãe: Hitler?
Criança: Sim. Quem foi ele?
Mãe: Erm... ele foi um homem malvado que existiu há muito tempo atrás.
Criança: Ah... Malvado como?
Mãe: Ela era como... como o Voldemort!
Criança: Uau! Então ele era muito malvado mesmo!
Mãe: Sim, era.
Criança: (pausa) Então, o Harry Potter matou ele também?

Que pena que eu esqueci totalmente de tirar fotografias do evento. As que eu coloquei aqui, com exeção dessa aí embaixo, catei na internet.

Esse é o meu livro autografado



2 comentários:

Unknown disse...

Me finei rindo.... Uau... Amei!

Jorge Ramiro disse...

Para mim, eu amo ler, leio o tempo todo, realmente leio quando eu tenho tempo. Mas sempre que eu tenho tempo, eu leio livros. Tenho uma loja de tapetes higiênicos, e quando eu estou sozinho, eu leio.