quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Feliz 2009!


O primeiro dia de 2009 e nem resoluções de ano novo eu tive tempo de fazer. Não que eu não tenha pensado no assunto mas é que são sempre as mesmas que não dei a devida importância. Bom, ainda estou em tempo, então aqui vai. Em 2009 eu quero:
Ser mais organizada. Nunca deixar para amanhã o que eu posso fazer hoje. Falar menos. Escutar mais. Ser mais paciente. Beber mais água. Falar mais baixo. Dançar mais.

Por enquanto é isso.
Feliz 2009 para todos nós!



*************************




Roma

Roma não pode ser mais linda! É muito mais que uma cidade, é um verdadeiro museu histórico. Amei. Nosso primeiro dia nos recebeu com muita chuva (Sofrenildo vai passear em Roma...). Fomos até o Vaticano e fiquei de boca aberta com a grandeza e beleza do lugar.



Mesmo com o tempo ruim a Piazza San Pietro estava cheia de gente e a fila para entrar na Basílica era muuuuito comprida. Mas encaramos, não? E valeu a pena. Muito difícil explicar a lindeza e riqueza. Tudo magnífico, grande, pomposo. Também visitamos a cripta onde estão sepultados os papas. Passamos em frente ao túmulo de João Paulo II e fui tomada por emoção. Muitas pessoas estavam ali paradas , algumas de joelhos, muitas visivelmente em oração. Deixei a minha prece também.

Na saída notamos um mar de gente na Piazza, todos com seus guarda-chuvas abertos e como se esperando por algo. Olhando em direção ao prédio dos “Aposentos Papais” entendemos tudo: a janela aberta, a bandeira exposta e nos demos conta que o Papa Benedito estava para dar o ar da graça e falar ao seu rebanho. Como boas ovelhas, aguardamos. Tentei explicar ao Rafa o que estava para acontecer , procurei convencê-lo de que apesar do frio e da chuva aquele era um momento único e valia a pena esperar um pouquinho. Claro que não tive sucesso nenhum e tudo o que a criança queria era ir embora dali. De repente, lá estava o Papa, sim o PAPA! Me belisca que eu tô sonhando...



Do Vaticano fomos caminhando em direção ao hotel e além das esculturas, dos prédios e pontes pelo caminho, também pudemos admirar o Castelo de Santo Ângelo que originalmente era um mausoléu construído pelo imperador Adriano em 139 DC:



No segundo dia visitamos o Monumento Nacional a Vittorio Emanuele, na Piazza Venezia. Lá também se encontra o “altar da pátria” que é um tributo a todos os “caídos” durante a guerra.



Dentro do prédio fica um museu de guerra e, é claro, encontramos referências a Giuseppe Garibaldi:



Na verdade, vimos tantas e tantas coisas, tiramos ao todo mais de mil fotos (viva a câmera digital!) e eu obviamente não vou poder relatar tudo aqui, muito menos postar todas as fotos (que sorte, hein!). Então vou mostrar só mais umas coisinhas importantes e deu.
Sabe o Coliseu? MARAVILHOSO. E como bem colocou o Max, é um baita de um estádio de futebol. E é mesmo! Só que ao invés de jogarem futebol, os gladiadores se matavam, uma pequena diferença. O restante era tudo igualzinho.







Passeamos por Roma durante 3 dias e foi um dos melhores presentes de Natal que já recebi. É tudo muito belíssimo mesmo! O que é a Fontana de Trevi de tão linda? Até me deu vontade de dar uma de louca como a Sylvia de La Dolce Vita e me atirar na água da fonte. Imagina que lindeza... Com certeza o Max sumiria atrás de alguma estátua ou até mesmo entraria numa igreja para se esconder e evitar qualquer possibilidade de ser conectado com a doida toda molhada... Que pena mesmo que fazia tanto frio pois a vontade era grande sim.



Visitamos também a Piazza di Spagna e percorremos toda a Via d Condotti admirando (eu, né!?) as vitrines da Gucci, Armani, Chanel, Louis Vitton, Fendi, Cavalli, etc e etc e etc (suspiros...). Passeamos pelas ruínas do Fórum Romano (que inclui o Coliseu), entramos no Panteão e até lanchamos uma pizza na Piazza d. Popolo.

Com certeza devo ter esquecido de mencionar alguns lugares. Foi uma intensiva e tanto e que valeu cada minuto.

Agora quero conhecer Veneza. Mas vai ficar para o verão (ou já pensou se caio lá bem no carnaval deles, quando saem pelas ruas com aquelas máscaras e trajes antigos??? Não vai prestar! )



Um comentário:

Liziane Alves Dotto e casada, Castro disse...

lindossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss meus italianos favoritos!!!